da Agência iNFRA
A Motiva inaugurou nesta terça-feira (23) as operações do primeiro terminal de cargas 100% refrigerado do Brasil, localizado no Aeroporto de Goiânia (GO). Segundo a empresa, que administra o terminal aéreo, o novo espaço será destinado exclusivamente ao armazenamento de produtos farmacêuticos, químicos e hospitalares, segmentos que exigem controles de temperatura e ambiente rigorosos.
O terminal recebeu investimentos de cerca de R$ 25 milhões, tem área construída de 2.133,31 m² e capacidade de armazenamento de 1.531,8 m³ em câmaras frias. “É um projeto que reforça nosso papel como promotores do desenvolvimento regional, com foco na inovação e na segurança operacional”, disse a diretora de Negócios Brasil da Motiva Aeroportos, Monique Henriques.
“A indústria farmacêutica deve crescer acima da média nacional nos próximos anos e este terminal contribuirá para uma maior eficiência da cadeia logística deste segmento”, completou.
O terminal já tem licenças para operar, incluindo a autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para operações de voos cargueiros com aeronaves do modelo Boeing 767. O ativo fica próximo ao pátio de aeronaves e, segundo a Motiva, garante que as cargas não fiquem expostas a variações de temperatura desde o desembarque até o armazenamento.
O terminal conta com duas câmaras frias e está apto a armazenar cargas com temperatura entre -18ºC e 25ºC. “Toda a estrutura do terminal é de alta tecnologia, o primeiro 100% climatizado no Brasil (do recebimento até as docas), possibilitando monitoramento de carga em tempo real dentro de uma área controlada do aeroporto, o que aumenta o nível de segurança até a área”, disse a empresa em nota sobre a entrada em operação do terminal.





