MoveInfra 2023: evento abordará estratégias sociais que garantam mão de obra qualificada para projetos de infraestrutura

da Agência iNFRA

Para pavimentar o caminho em direção a um setor de infraestrutura sustentável será fundamental investir em ações sociais. O tema será tratado no primeiro painel do evento “Infraestrutura: Caminhos para transição sustentável”, promovido pelo MoveInfra.

O encontro discutirá estratégias sociais de desenvolvimento que garantam mão de obra qualificada para projetos de infraestrutura, atendendo às demandas do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), além do impacto social, de geração de emprego e renda, com investimentos no setor.

A programação do evento, que será realizado em 14 de dezembro, no B Hotel, em Brasília (DF), contará com a participação de autoridades e especialistas em infraestrutura. As inscrições ainda podem ser feitas neste link.
 
Mão de obra qualificada
Na ocasião, os painelistas explorarão a necessidade de uma força de trabalho altamente capacitada, capaz de lidar com desafios e inovações, bem como a importância da formação profissional contínua e da atualização constante diante das evoluções do setor, além do investimento em ações que capacitem a população atendida por programas sociais. O impacto social da geração de emprego e renda também serão abordados.

Para João Alberto Abreu, CEO da Rumo e palestrante do evento, é fundamental construir um plano robusto para mapear as demandas de diferentes regiões do país. Abreu também destaca a importância da reestruturação de programas de assistência social com foco em capacitação profissional.

“Ao investir em capacitação, estamos dando a oportunidade de mudar o futuro dessas pessoas, com emprego e renda, e, assim, melhorar a qualidade de vida nas comunidades”, disse.

O MoveInfra, movimento que reúne os seis principais grupos de infraestrutura do país – CCR, EcoRodovias, Hidrovias do Brasil, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo – tem entre suas diretrizes o desenvolvimento sustentável do setor. Por isso, os investimentos em programas de capacitação e iniciativas educacionais que promovam a formação de profissionais aptos a liderar e implementar projetos de infraestrutura sustentáveis é o primeiro passo rumo a um ambiente regulatório seguro e de melhores condições de investimentos para o Brasil.

Segundo o CEO da Santos Brasil e painelista do evento, Antônio Carlos Sepúlveda, a digitalização dos processos e a automação de operações criaram um perfil de mão de obra mais sofisticado, demandando forte investimento em adaptação da força de trabalho.

“O impacto da utilização de IA [Inteligência Artificial] generativa no setor vai aumentar mais ainda a necessidade de mão de obra mais especializada. É preciso atenção especial para que pessoas não sejam excluídas dessa nova onda de ganho de produtividade. As empresas precisam construir uma cultura inovadora e motivar seus funcionários a serem eternos estudantes”, disse.

Agência iNFRA é parceira oficial do evento, produzindo conteúdo e divulgando as principais informações sobre o encontro.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos