da Agência iNFRA
Os portos brasileiros movimentaram 107,6 milhões de toneladas de cargas em abril, segundo informações da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O desempenho foi o melhor da série histórica e representou um crescimento de 1,12% na comparação com o mês de abril de 2024. O acumulado do ano (de janeiro a abril) registrou movimentação de 412 milhões de toneladas.
Os dados da navegação de longo curso, que incluem exportação e importação, mostram uma alta de 1,71% na movimentação de cargas em abril, com um volume de 76,6 milhões de toneladas. Já a cabotagem teve 23,3 milhões de toneladas movimentadas, e a navegação interior, 7,6 milhões de toneladas.
TUPs e portos públicos
Quando analisados o desempenho da movimentação de cargas entre os TUPs (Terminais de Uso Privado) e os portos públicos, os dados do Estatístico Aquaviário da ANTAQ mostram um aumento de 4% na movimentação dos terminais autorizados, na comparação feita com o mesmo mês do ano anterior (69,8 milhões de toneladas movimentadas), contra 37,8 milhões de toneladas registradas nos portos públicos.
No recorte dos produtos transportados, os granéis sólidos registraram 65,1 milhões de toneladas (2,27% acima do registrado no mesmo período do ano anterior), e os granéis líquidos, 25,7 milhões de toneladas de cargas (+1,94%).