11/12/2025 | 19h50

Movimentação nos portos registra recordes em outubro

Foto: MPor

da Agência iNFRA

A movimentação de cargas conteinerizadas cresceram 11,62% em outubro, com 15,3 milhões de contêineres, o maior volume registrado na série histórica, de acordo com os dados do Estatístico Aquaviário da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A movimentação foi de 1,4 milhão de TEUs, sendo 1 milhão de toneladas em longo curso e 0,4 milhão por cabotagem.

Outro recorde foi registrado na movimentação total de cargas nos portos brasileiros, que no acumulado de janeiro a outubro chegou a 1,16 bilhão de toneladas, um aumento de 4,03% na comparação com o mesmo período de 2024. Em outubro, a movimentação total teve uma alta de 4,03%, com 121,5 milhões de toneladas.

Ainda segundo os dados da ANTAQ, a movimentação de granéis sólidos cresceu 11,38% em outubro, com 73 milhões de toneladas movimentadas. Granéis líquidos apresentaram aumento de 10,82%, com 28,1 milhões de toneladas. Já a carga geral registrou uma queda de 15,63%, com movimentação de 5,1 milhões de toneladas.

A navegação de longo curso foi responsável por movimentar 89,9 milhões de toneladas de cargas (+7,66%), e a cabotagem movimentou 25,6 milhões de toneladas (+9,75%). A navegação interior registrou alta de 57,7% (5,9 milhões de toneladas).

A movimentação nos portos públicos cresceu 3,43% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com 42,8 milhões de toneladas de cargas, enquanto os terminais privados tiveram um crescimento de 13,62%, com movimentação de 78,7 milhões de toneladas de cargas.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!