25/07/2025 | 18h18

Nova conexão com a Transnordestina visa a impulsionar economia no sertão

Foto: Marquise Infraestrutura/Divulgação

da Agência iNFRA

A Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, firmou na quinta-feira (24) uma parceria com a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) para melhorar a malha logística do Nordeste e integrar novas conexões com a ferrovia Transnordestina.

Os estudos terão dois focos: o transporte de cargas entre os municípios de Salgueiro e Petrolina, e a retomada do transporte de passageiros entre as cidades de Recife e Caruaru. A previsão é que a UFPE conclua as pesquisas até o primeiro semestre de 2026.

Uma das pesquisas, focada no transporte de cargas, prevê a elaboração de um estudo técnico que analisará custos e possíveis traçados de um ramal ferroviário ligando Petrolina ao entroncamento da Transnordestina em Salgueiro.

A proposta visa a fortalecer o escoamento da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, bem como de outros produtos oriundos de arranjos produtivos locais. A conexão também facilitaria o acesso estratégico aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de integrar a hidrovia do Rio São Francisco à malha ferroviária nordestina.

A outra pesquisa tem como foco a retomada do transporte de passageiros entre Recife e Caruaru. O estudo buscará avaliar o potencial de demanda, comparar o antigo traçado ferroviário com tecnologias mais modernas e analisar a viabilidade de um novo percurso que acompanhe o traçado da BR-232.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!