02/06/2026 | 17h05

Novo terminal de Manaus poderá movimentar 3,5 mi de passageiros por ano

Foto: Vosmar Rosa

da Agência iNFRA

O novo Terminal Manaus Moderna, em Manaus (AM), terá investimentos de R$ 875,9 milhões do Novo PAC para ampliar a capacidade de transporte hidroviário e modernizar um dos principais pontos de conexão da região Norte, segundo o MPor (Ministério de Portos e Aeroportos). Com conclusão prevista para 2029, o terminal terá capacidade para movimentar cerca de 3,5 milhões de passageiros por ano, fortalecendo a ligação entre Manaus e outros 61 municípios ribeirinhos.

O projeto prevê reorganização do fluxo de embarcações, modernização das áreas de embarque e desembarque e melhorias nas condições de segurança e conforto para passageiros.

A nova estrutura contará com cais flutuantes, pontes móveis, terminais operacionais, estacionamentos, estação de tratamento de esgoto, subestação de energia e soluções de acessibilidade e segurança. Também estão previstas áreas comerciais, restaurantes, espaços de convivência e um mirante.

Segundo o MPor, a obra busca melhorar a mobilidade da população amazônica e fortalecer a circulação de mercadorias e o abastecimento regional, em uma região onde mais de 80% do transporte ocorre pelos rios.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!