da Agência iNFRA
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) formalizou 43 solicitações de acesso de grandes consumidores à Rede Básica de transmissão. A maior parte é composta por projetos de data centers, que somam cerca de 7.040 MW (megawatts) de demanda em 38 solicitações. Os outros cinco pedidos, que totalizam 258,6 MW, envolvem empreendimentos de H2V (hidrogênio verde), além de projetos industriais e de mineração.
Os pedidos são referentes a processos que já tramitavam no MME (Ministério de Minas e Energia) e foram protocolados com Garantia Financeira para Solicitação de Acesso válida.
As solicitações derivam de 39 dos 94 processos em análise no MME. Três protocolos originais foram desmembrados, elevando o total para 43 pedidos registrados no sistema SGAcesso.
A concentração regional é mais forte no Sudeste, especialmente em São Paulo, que reúne 20 pedidos de acesso para data centers, com carga estimada de 3.914 MW.
Os projetos ainda passarão por avaliação da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), que definirá a necessidade de elaboração, revisão ou dispensa do EMCG (Estudo de Mínimo Custo Global), etapa exigida para a conexão ao sistema de transmissão.
Segundo o ONS, empreendimentos que não atenderam às exigências do decreto poderão apresentar novas solicitações pelo SGAcesso até 29 de maio de 2026. Após esse prazo, os pedidos só poderão ser feitos em futuras Temporadas de Acesso, conforme as regras da PNAST (Política Nacional de Acesso ao Sistema de Transmissão).





