24/09/2026 | 15h41

Parceria entre RS e companhia de gás prevê terminal no Porto do Rio Grande

Foto: Divulgação/Portos RS

da Agência iNFRA

O Governo do Rio Grande do Sul assinou um Memorando de Entendimento com a Edge, subsidiária da Compass, para estruturar uma solução voltada ao abastecimento de gás natural no estado, a partir do Porto do Rio Grande. Projeto prevê um terminal de GNL (Gás Natural Liquefeito), com potencial de gerar investimentos de até R$ 1 bilhão no estado, segundo a companhia.

A Edge informou que a estratégia desenvolvida envolve “uma solução modular e escalável, que permitirá adequar a oferta à demanda existente e ampliar o fornecimento à medida que novos consumidores sejam incorporados ao mercado”. O novo terminal deverá operar em sinergia com o TRSP (Terminal de Regaseificação de São Paulo), de Santos (SP), abrindo uma nova rota de abastecimento para os gaúchos.

Com o memorando, estão previstos estudos sobre infraestrutura, logística, suprimento, demanda e demais aspectos técnicos, regulatórios e econômicos. Para o CEO da Edge, Demétrio Magalhães, a implantação do terminal de GNL “amplia as alternativas de suprimento energético e fortalece a capacidade de acompanhar o crescimento da demanda de gás no Rio Grande do Sul”.

O governador do estado, Eduardo Leite, diz que o objetivo com a parceria é conquistar vantagens permanentes para a competitividade do Rio Grande do Sul, “de maneira que possamos consolidar um desenvolvimento econômico cada vez mais inclusivo e sustentável”.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!