17/10/2025 | 17h53

Petrobras assina contrato para vender 6 milhões de barris de petróleo à Índia

Foto: Roberto Rosa/Agência Petrobras

da Agência iNFRA

A Petrobras assinou na quinta-feira (16) contrato de venda de petróleo com a refinadora estatal indiana Hindustan Petroleum Corporation, que inclui a entrega de até seis milhões de barris ao longo de um ano.

O acordo foi firmado durante missão oficial do vice-presidente da República e ministro do Mdic (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin, em Nova Delhi, e contou com a participação de executivos da Petrobras e de outras empresas brasileiras.

Com o novo contrato, a Petrobras passa a fornecer petróleo para os três principais refinadores estatais da Índia.

Em fevereiro deste ano, a companhia havia firmado acordo semelhante com a Bharat Petroleum Corporation, também para seis milhões de barris anuais, além de manter um acordo de longo prazo com a Indian Oil Corporation, que já resultou na exportação de mais de 20 milhões de barris nos últimos dois anos.

Historicamente, as exportações da Petrobras para a Índia estavam concentradas em refinadores privados, como a Reliance Industries Limited. Recentemente, a companhia tem direcionado esforços aos refinadores estatais, que consomem óleos médios mais adequados ao perfil das exportações brasileiras.

Além da Índia, a Petrobras tem ampliado suas exportações de petróleo para mercados como Coreia do Sul, Singapura, Tailândia e Europa. No setor de derivados, a companhia também reforça sua presença na África, Américas e Ásia, comercializando mais de dez diferentes produtos derivados de petróleo.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!