da Agência iNFRA
A Petrobras e a Shell Brasil anunciaram, nesta sexta-feira (12), o lançamento do Carbon Countdown, o maior projeto de inventário de estoques de carbono já realizado no Brasil. Este projeto, que será conduzido com a colaboração científica da Esalq/USP e diversas universidades e centros de pesquisa do país, visa mapear de forma padronizada os estoques de carbono tanto acima quanto abaixo do solo em todos os biomas terrestres do Brasil.
Com um investimento superior a R$ 100 milhões, provenientes dos recursos da Cláusula de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) dos contratos de exploração e produção de petróleo, o Carbon Countdown criará uma base científica robusta para o mercado de carbono no país, afirma a Petrobras.
O projeto utilizará metodologias reconhecidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), com dados que serão abertos ao público e poderão ser utilizados para diversas finalidades, como conservação ambiental, modelagem climática e planejamento territorial.
De acordo com Lílian Melo, Gerente Executiva do Cenpes (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras) as entregas do Carbon Countdown incluem a criação de um banco de dados geoespacial público e a adaptação das metodologias internacionais para a realidade dos biomas brasileiros. A pesquisa abrangerá 6.500 áreas demarcadas, mais de 250 mil amostras de solo, além de amostras de vegetação e outros 400 mil dados complementares.








