da Agência iNFRA
A PF (Polícia Federal) deflagrou operação nesta terça-feira (27) contra esquema de extração e comercialização ilegal de manganês na zona rural de Marabá, sudeste do Pará. Segundo os investigadores, o minério era extraído em “larga escala” e destinado à China.
Com a Operação Nêmesis, a PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Belém (PA), Parauapebas (PA), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG), mediante autorização da Justiça Federal. Um dos investigados foi alvo de mandado de prisão preventiva.
Ao todo, foram bloqueados R$ 24 milhões e apreendidos um helicóptero, um carro e bens de luxo, como joias e relógios.
O minério manganês extraído clandestinamente era comercializado por meio de notas fiscais “esquentadas”, segundo a polícia, com o objetivo de fazer a exportação fraudulenta e despistar a fiscalização tributária e ambiental. A mineração ocorria em áreas sem título minerário válido e sem autorização dos órgãos de licenciamento e fiscalização.
“O esquema movimentou valores milionários, envolvendo a atuação coordenada de mineradoras, intermediários logísticos e operadores financeiros”, destacou a PF, em nota.





