da Agência iNFRA
A movimentação portuária da Região Sul bateu recorde histórico no primeiro quadrimestre de 2025, com 39,9 milhões de toneladas transportadas, o que representa alta de 7,35% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o MPor (Ministério de Portos e Aeroportos), este é o maior volume registrado desde 2015 e “confirma a tendência de expansão contínua do setor” nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Porto de Paranaguá liderou com mais da metade do volume: 20,7 milhões de toneladas entre janeiro e abril. Rio Grande (RS) ficou em segundo lugar com 9,1 milhões de toneladas, seguido do Porto de São Francisco do Sul (SC), que movimentou 5,7 milhões.
No período, destaca-se a movimentação de contêineres, com 9,6 milhões de toneladas, expansão de 23,04%. Além do crescimento na exportação e importação de cargas, o transporte de longo curso também registrou aumento de 9,2%, impulsionado pelo comércio exterior.
Leilões
Para manter o ritmo de crescimento, o MPor afirmou que prepara um novo bloco de leilões portuários com previsão de R$ 1,03 bilhão em investimentos. O certame inclui o terminal POA26, em Porto Alegre, e deve ocorrer em julho, após a aprovação final da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Foto: Vosmar Rosa/Mpor