07/05/2026 | 13h28

PR busca viabilizar R$ 1,5 bi para infraestrutura resiliente no Sul

Foto: BRDE

da Agência iNFRA

O Governo do Paraná busca autorização na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) para um financiamento do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) de até 257,12 milhões de euros junto ao banco multilateral AIIB (Asian Infrastructure Investment Bank) – cerca de R$ 1,5 bilhão em valores atuais. A proposta, que foi enviada ao Legislativo paranaense, permite que o estado ofereça contragarantia à União para viabilizar a operação de crédito internacional.

O objetivo é destinar esses recursos a projetos de infraestrutura resiliente e sustentável na Região Sul, segundo informou o BRDE, para que municípios, empresas e cadeias produtivas tenham mais capacidade de prevenção, resistência e recuperação frente a eventos climáticos extremos. Com o financiamento, o banco regional deve aumentar a oferta de recursos de longo prazo para projetos voltados à reconstrução, prevenção e adaptação climática.

Segundo o diretor-administrativo do órgão, Heraldo Neves, a operação faz parte da estratégia da instituição de diversificar as fontes de recursos do banco, que, até 2019, era 97% dependente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “[…] Hoje, o BRDE conta com mais de uma dúzia de alternativas de captação, tanto em instituições nacionais como internacionais, algumas das quais voltadas a objetivos específicos, como inovação e sustentabilidade”, relatou Neves.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!