Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA
O presidente Lula encaminhou ao Senado Federal nesta terça-feira (15) mensagens com as indicações do secretário de Energia Elétrica do MME (Ministério de Minas e Energia), Gentil Nogueira, e do ex-presidente da Amazonas Energia, Willamy Frota, para as duas vagas na diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). As mensagens foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União).
Conforme o despacho, Willamy Frota foi indicado para a cadeira que era ocupada pelo ex-diretor Hélvio Guerra, que deixou a ANEEL em maio de 2024. Já Gentil Nogueira vai para a vaga do ex-diretor Ricardo Tili, que encerrou seu mandato em maio deste ano.
Os nomes haviam sido fechados em acordo com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). A indicação de Gentil Nogueira foi recomendada inicialmente pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Já Willamy Frota é apadrinhado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM). As sabatinas no Senado devem ocorrer entre 11 e 15 de agosto, segundo a presidência da Casa.