da Agência iNFRA
Dois aerogeradores no mar do Rio Grande do Norte, a cerca de 20 quilômetros da costa, receberão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a primeira licença prévia destinada a um projeto eólico offshore no Brasil. O Sítio de Testes de Aerogeradores Offshore será implementado no litoral do município de Areia Branca (RN), com capacidade instalada de até 24,5 MW (Megawatts).
A oficialização da concessão do licenciamento será realizada nesta terça-feira (24), às 13h, na sede do Ibama, em Brasília (Prédio da Diretoria de Licenciamento Ambiental). Segundo informações fornecidas pelo órgão, o projeto-piloto ficará a cargo do Senai/RN (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte) e será executado em alto-mar, a uma distância de 15 a 20 quilômetros da costa. Prevê a instalação de dois aerogeradores –um de 8,5 MW e outro de 16 MW.
A iniciativa, além de marcar um avanço para a transição energética nacional, visa a contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, ao adaptar tecnologias offshore às condições ambientais brasileiras, promover inovação no setor elétrico, qualificar mão de obra e impulsionar o desenvolvimento econômico local.
O Ibama divulgou, ainda, que a emissão da licença prévia atesta a viabilidade ambiental do projeto em sua fase de planejamento, condicionada ao cumprimento dos requisitos estabelecidos pelo instituto para as próximas etapas do licenciamento.