17/10/2025 | 19h31

Setor de transportes desacelera, mas segue 22% acima do pré-pandemia, diz CNT

Foto: Vinicius Trindade/Ministério dos Transportes

da Agência iNFRA

O setor de transporte manteve o crescimento em agosto, mas em ritmo mais lento, segundo o Boletim de Conjuntura Econômica de outubro de 2025, elaborado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

O volume de serviços de transporte avançou 0,2% em relação a julho e está 22,4% acima do nível pré-pandemia. Desde 2021, o desempenho do setor supera o de outros segmentos de serviços.

Entre os ramos, o transporte de cargas cresceu 0,6% em agosto e acumula alta de 38,7% frente ao período pré-pandemia. O transporte de passageiros também registrou aumento de 0,3% no mês e de 9,9% em relação ao cenário anterior à crise sanitária. Na comparação anual, o transporte de cargas subiu 4,1% e o de passageiros, 10,1%.

No acumulado de 2025, os serviços de passageiros tiveram expansão de 7,1%, enquanto os de cargas avançaram 0,2%. A CNT avalia que o desempenho reflete a retomada gradual das empresas do setor de passageiros, afetadas pelas mudanças de rotina e consumo durante a pandemia.

O boletim indica ainda que a inflação do grupo Transportes ficou praticamente estável em setembro, com variação de 0,01%, abaixo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 0,48%.

No acumulado de 12 meses, o IPCA chegou a 5,17%, acima da meta de 4,5% pelo 12º mês consecutivo — fator que contribuiu para o Copom (Comitê de Política Monetária) manter a taxa de juros em 15% ao ano. A inflação do setor de transporte, no mesmo período, foi de 3,18%.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!