Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou que o leilão extraordinário de áreas não contratadas do pré-sal vai acontecer em novembro deste ano. Ele deu a informação em entrevista à CNN Brasil.
“É receita adicional, será em novembro. Trabalhamos para isso”, disse Silveira. Trata-se da antecipação da venda das partes de jazidas individualizadas que pertencem à União por não terem sido concedidas, conforme incluído na MP do Fundo Social.
Esse leilão de óleo da União já em produção, com arrecadação estimada em R$ 14,78 bilhões, acontecerá, portanto, após o leilão da oferta permanente de partilha, oficialmente marcado para 22 de outubro. O certame de partilha envolve 13 blocos exploratórios – portanto com menor valor líquido – do polígono do pré-sal.
O leilão das áreas não contratadas ao qual se referiu Silveira, dizem fontes, estaria previsto para 26 de novembro, com edital divulgado em outubro. Sobre 2026, Silveira indicou que o MME (Ministério de Minas e Energia) vai focar nos leilões regulares da oferta permanente.








