30/01/2026 | 16h48

Sistema Cantareira permanece na faixa de restrição em fevereiro

Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

da Agência iNFRA

Em fevereiro, a operação do Sistema Cantareira seguirá na Faixa 4 – Restrição. A informação foi confirmada pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e pela SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo) nesta sexta-feira (30).

A manutenção da faixa ocorre porque o sistema encerrou janeiro com 22,16% de volume útil armazenado, percentual situado entre os limites de 20% e 30% que caracterizam a Faixa de Restrição. Nessa condição, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) permanece autorizada a captar até 23 m³/s (metros cúbicos por segundo), abaixo do limite de 33 m³/s permitido em situação de normalidade.

Durante fevereiro, a Sabesp também poderá utilizar, como medida de mitigação, uma vazão adicional correspondente à água transposta do reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari, na bacia do rio Paraíba do Sul.

No período úmido, que se estende até maio de 2026, as liberações de água para as bacias dos rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) são realizadas pela Sabesp a partir de orientações da SP Águas, de forma a assegurar o cumprimento das vazões médias mínimas estabelecidas na Resolução Conjunta 925/2017. 

Gestão
A gestão do manancial é compartilhada entre a ANA e a SP Águas, que monitoram diariamente níveis, vazões e volumes dos reservatórios para subsidiar as decisões operativas. Os órgãos reforçam a necessidade de adoção de medidas operacionais de gestão da demanda por parte da Sabesp, além de recomendarem que os demais usuários adotem práticas para preservar os volumes armazenados no Sistema Cantareira.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!