da Agência iNFRA
O Sistema Transporte encerrou o calendário de reuniões de 2025 com a definição das principais ações para o próximo ano. No encontro realizado em Brasília, representantes da CNT (Confederação Nacional do Transporte), do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e do ITL (Instituto de Transporte e Logística) alinharam estratégias voltadas à atuação institucional, qualificação profissional e modernização do setor.
A CNT pretende reforçar a articulação com o poder público em ano eleitoral, atualizar diagnósticos sobre infraestrutura e publicar nova edição da Agenda Institucional Transporte e Logística. Entre os temas considerados estratégicos estão concessões, implementação do Plano Nacional de Logística 2050 e desdobramentos da reforma tributária.
O Sest Senat projeta ampliar a formação técnica, lançar o programa Jovem Aprendiz Motorista, oferecer novos conteúdos sobre tecnologia e transição energética no ensino a distância e aprimorar serviços e processos internos. A entidade também deve intensificar ações de saúde, segurança e equidade.
O ITL planeja expandir cursos executivos em parceria com instituições como NOVA e Insper, além de realizar a sexta edição do Fórum ITL — focado em cibersegurança — e o segundo encontro “Mulheres no Setor de Transporte”.
As seções temáticas do Sistema discutiram ainda temas como Tarifa Zero, seguros obrigatórios, concessões ferroviárias, aviação e reforma tributária.








