da Agência iNFRA
Com investimento de R$ 93 milhões da iniciativa privada, o Termasa (Terminal Marítimo Luiz Fogliatto), no Rio Grande (RS), será ampliado e modernizado. Os recursos fazem parte de um pacote de R$ 4,7 bilhões destinado à implantação e expansão de nove terminais privados em seis estados brasileiros.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o aporte reforça a infraestrutura logística do estado. “Esse investimento fortalece a infraestrutura portuária do Rio Grande do Sul, amplia a capacidade operacional da unidade e contribui diretamente para o crescimento econômico da região”, destacou.
O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, defendeu a colaboração entre os setores público e privado. “Investimentos como este são fundamentais para ampliar a eficiência logística do país e garantir que o Brasil continue competitivo no comércio global”, disse.
Movimentação portuária
Os portos privados movimentaram 846,9 milhões de toneladas em 2024, com destaque para cargas como minério de ferro, petróleo, derivados e grãos. De janeiro a maio de 2025, a movimentação somou 341,4 milhões de toneladas, alta de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Só em maio, o avanço foi de 8%.





