da Agência iNFRA
A Thymos Energia estima que o PLD (Preço da Liquidação das Diferenças) deve se manter na média de R$ 290/MWh durante a primavera, que começa na próxima segunda-feira (22). Por outro lado, a consultoria projeta uma redução gradativa do patamar de bandeiras tarifárias a partir de outubro, a medida que as chuvas se intensifiquem.
Quanto ao PLD, referência de preço de negociação no mercado livre de energia, a Thymos avalia que embora a primavera marque o fim do período seco, a região Sudeste – que concentra a maior parte das hidrelétricas com reservatórios do país – apresenta ENA (Energia Nacional Afluente) em 59% da média histórica para o fim de setembro, índice ainda desfavorável para o armazenamento de água.
Segundo análise da consultoria, a chegada da primavera traz uma perspectiva mais favorável de chuvas, entretanto, o PLD deve se manter nesses patamares até que os reservatórios das hidrelétricas respondam de forma mais satisfatória. E, caso a entrada do período úmido se confirme boa em termos de afluência, os preços podem apresentar volatilidade com tendência de queda.
Bandeira tarifária
Essas condições também influenciam a bandeira tarifária. A projeção da Thymos Energia indica bandeira vermelha patamar 1 em outubro. Atualmente, o nível vigente é a bandeira vermelha 2.
Para novembro e dezembro, a expectativa é de bandeira amarela. A consultoria observa que os valores estimados podem sofrer alteração como consequência da confirmação ou não da expectativa de chuvas.








