da Agência INFRA
A Transpetro incorporou a PB-LOG (Petrobras Logística de Exploração & Produção) e ampliará sua atuação para o apoio marítimo e o controle de emergências em áreas exploradas por consórcios operados pela Petrobras. A PB-LOG, antes subsidiária integral da estatal, passa agora a integrar sua estrutura de gestão. A operação, aprovada por todas as instâncias de governança, envolve aumento de capital sem emissão de novas ações.
Com a mudança, a Transpetro promete fortalecer sua presença na logística voltada à exploração de petróleo e passa a integrar os serviços prestados pela PB-LOG, que incluem combate a derramamentos de óleo, suporte a blowouts submarinos e logística integrada por vias terrestre, marítima e aérea. A empresa concentra atividades nas bacias de Santos e Campos e registrou lucro de R$ 533 milhões em 2024.
A incorporação ocorre em meio à expansão da Transpetro, que vem realizando investimentos em dutos, terminais, modernização de infraestrutura, ampliação da frota e entrada em novos modais. Desde o ano passado, a companhia abriu licitações para contratar 16 navios e iniciou processos para adquirir 18 barcaças e 18 empurradores, além de reforçar a capacidade de alívio em plataformas com nove novos navios aliviadores.
Com 48 terminais, 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro segue como a maior subsidiária da Petrobras e a principal empresa de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina, atendendo mais de 170 clientes.








