Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
As três transportadoras de gás do país – TBG, NTS e TAG – anunciaram o lançamento de uma nova versão da plataforma de comercialização de molécula PEG (Plataforma Eletrônica de Gás). A nova versão, que deve entrar em operação até o fim de julho, vai oferecer “ambiente digital seguro, eficiente e transparente”, segundo as empresas.
“A PEG é uma solução digital inovadora que irá permitir a apresentação de propostas comerciais, com preços, quantidades e formas de entrega e/ou retirada, funcionando por meio de processos concorrenciais, em que as empresas vão disputar as ofertas de compra ou a venda de gás natural, tendo como contraparte obrigatória na transação uma transportadora”, dizem as transportadoras em nota.
A ferramenta ficará disponível dentro do POC (Portal de Oferta de Capacidade), primeiro marketplace do mercado pelo qual é possível contratar produtos ofertados via malha de gasodutos de transporte que integra várias fontes de suprimento, como as bacias de produção nacional em terra e no mar, a Bolívia e terminais de GNL (Gás Natural Liquefeito).
Por meio da PEG, os agentes terão acesso a informações detalhadas sobre o histórico dos processos da plataforma, demandas disponíveis e as condições contratuais em vigor.
A plataforma usa criptografia e outras medidas para proteger as informações dos usuários e garantir a confidencialidade das negociações. A publicação das necessidades de compra e venda de gás na plataforma estará restrita às transportadoras.
As empresas que tiverem interesse em negociar na PEG precisam ser usuárias do POC e ter habilitação aprovada na PEG, além do Contrato Master de Compra e Venda de Gás assinado com cada transportadora envolvida no processo concorrencial. A aquisição ou venda de gás natural nos processos da PEG envolvendo uma transportadora como contraparte são isentas de tarifa de transporte.