Jade Abreu, da Agência iNFRA
As companhias Two Flex e GOL deverão começar o compartilhamento de voos em maio. As informações foram divulgadas pelo presidente da empresa de táxi aéreo, Rui Aquino, na Airport Infra Expo 2018 – evento de aviação que ocorreu na quinta-feira (26).
A previsão é que o primeiro voo seja em Bagé (RS). A Two Flex também acredita em voos em municípios da Bahia e do Ceará ainda no primeiro semestre. Aquino disse que a Two Flex passa pelas últimas auditorias da GOL, ainda sem resultado.
A GOL confirmou que faz estudos para ampliar a atuação regional este ano, firmando parcerias com companhias aéreas de menor porte. Mas não informou novidades sobre os destinos regionais.
O sistema de compartilhamento de empresas, chamado codeshare, pode aumentar em 30% o números de cidades com voos regulares no país, conforme adiantou a Agência iNFRA na edição 173.
A ideia é disponibilizar mais aeronaves para as companhias aéreas. A Two Flex já desenvolve o modelo de compartilhamento entre empresas de operação regular de grande porte e empresa de táxi aéreo.
Os sistema funciona com a emissão de bilhetes pela empresa de maior escala, que se responsabiliza pelo voo sendo vantajoso para a companhia menor. Desta forma, a maior companhia ganha em poder oferecer mais destinos aos passageiros.
Além da vantagem com as rotas, o codeshare também resulta em redução de despesas. A manutenção de uma aeronave é o segundo maior gasto de uma empresa que opera com aviões. Os equipamentos menores também são mais baratos para a manutenção.