da Agência iNFRA
A Ultracargo informou, nesta quinta-feira (12), que finalizou a construção de um desvio ferroviário que liga o terminal de etanol da Opla – joint venture da companhia com a BP –, em Paulínia (SP), ao terminal de Rondonópolis (MT). A ligação, segundo a empresa, vai facilitar o escoamento de biocombustíveis (etanol de milho) vindos do Centro-Oeste e o envio de derivados de petróleo para abastecer o agronegócio.
De acordo com a companhia, o desvio, que está conectado à malha ferroviária da Rumo, tem 4,4 km de linhas férreas, 14 posições de carga e 28 de descarga. A operação, com composições de até 80 vagões, terá uma capacidade de 180 mil m³ de tancagem estática, com possibilidade de movimentação de até 6 milhões de m³ por ano – 3 milhões de m³ de etanol e 3 milhões de m³ de derivados.
A Ultracargo também prevê outras entregas para este ano, entre elas um novo trecho de linhas férreas e o aumento da capacidade de armazenagem no terminal em Rondonópolis; expansão em Santos (SP); e a inauguração do terminal de Palmeirante (TO).