13/08/2025 | 18h04

Um ano após emergência, rio Paraguai está 3 metros acima do nível de 2024

Foto: Reprodução/ANTAQ

da Agência iNFRA

O rio Paraguai, que no ano passado estava em situação de emergência hídrica neste período, está, neste ano, cerca de três metros acima do nível registrado em 2024. A informação consta do boletim interno de monitoramento da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, do Ministério de Portos e Aeroportos.

De acordo com o secretário de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, apesar de as condições atuais estarem melhores para a navegação, é importante acompanhar o comportamento do rio Paraguai com atenção. “O nível do rio está abaixo da média histórica, e ainda estamos no período seco”, afirmou.

Há exatamente um ano, a régua de medição de Ladário (MS) registrava 35 centímetros. Hoje, o nível do rio nesse mesmo ponto está em 326 centímetros. Há dois anos, porém, a cota era de 414 centímetros.

Devido à estiagem registrada em 2024, o volume de carga transportado pelo rio Paraguai foi de 3,3 milhões de toneladas (3,1 milhões de minério de ferro). Em 2023, o volume transportado havia sido de 7,9 milhões de toneladas (6,1 milhões de minério de ferro e 1,6 milhão de soja). Com a concessão, a expectativa é possibilitar um aumento de até três vezes no volume transportado até 2035.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!