Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
O Conselho de Administração do SGB (Serviço Geológico do Brasil) aprovou nesta quinta-feira (18) o nome de Vilmar Medeiros Simões para o cargo de diretor-presidente da estatal, ligada ao MME (Ministério de Minas e Energia).
Simões assume o lugar de Francisco Valdir Silveira, que é diretor de geologia e recursos minerais do SGB e ocupava interinamente o comando da antiga CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais).
De acordo com o SGB, o novo presidente já havia atuado na estatal, entre 2018 e 2023, como chefe da Conjur (Consultoria Jurídica). Ele coordenava atividades “consultivas e contenciosas” da empresa. Mais recentemente chegou a assessorar a DIG (Diretoria de Infraestrutura Geocientífica) e o então diretor-presidente, até outubro de 2025.
“Retorno com o compromisso de fortalecer o Serviço Geológico do Brasil, pautado pela ética, pela transparência e por uma gestão responsável, que valoriza os profissionais para entregar ao país resultados cada vez melhores”, disse ele, ao assumir o cargo, conforme comunicado oficial.
Simões já havia ocupado outros cargos públicos, como de procurador do município de Caldas Novas (GO) e assessor jurídico-legislativo da Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.
“Sabemos da importância estratégica do SGB para o desenvolvimento do país e seguiremos trabalhando para ampliar sua capacidade técnica, seu papel institucional e sua contribuição à sociedade brasileira”, destacou o novo presidente.





