Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
A diretoria da ANM (Agência Nacional de Mineração) referendou nesta quinta-feira (31) a decisão de retomar área arrematada pela 3D Minerals Ltda na 8ª Rodada de Disponibilidade de Áreas, após aceitar o pedido para reduzir o valor do lance vencedor em dez vezes.
A mudança de posição da ANM veio após despacho do TCU (Tribunal de Contas da União) com a recomendação de suspender o resultado do certame até que o órgão de controle julgue o mérito do processo, diante de irregularidades apontadas.
A suspensão foi tomada pelo diretor Caio Trivellato e publicada no DOU (Diário Oficial da União) na semana passada. Faltava a confirmação pela diretoria colegiada, que veio nesta quinta-feira (31) por unanimidade dos diretores presentes.
O alerta do TCU também foi feito para outro caso semelhante, envolvendo a empresa Zeus Mineração. Após a fase de lances e abertura do sigilo das propostas, as empresas vencedoras reduziram o valor dos lances em 90%.
No caso da 3D Minerals, a cifra apresentada caiu de R$ 37,57 milhões para R$ 3,75 milhões.








