da Agência iNFRA
De acordo com dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), os aeroportos do Centro-Oeste receberam 11,8 milhões de passageiros entre janeiro e junho de 2025, o que representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 10,8 milhões de embarques e desembarques.
O avanço foi impulsionado por segmentos como o turismo, agronegócio e o polo político-administrativo de Brasília. O Aeroporto Internacional da capital lidera o volume de passageiros, com mais de 7,5 milhões no semestre, seguido por Goiânia, com 1,8 milhão, e Várzea Grande, em Cuiabá, que movimentou 1,2 milhão de pessoas.
Terminais regionais como Campo Grande, Bonito, Sinop e Alta Floresta também apresentaram crescimento, impulsionados pela abertura de novas rotas, expansão do turismo e aumento da movimentação ligada ao agronegócio.
Investimentos
O resultado também é atribuído aos investimentos em infraestrutura realizados pelo MPor (Ministério de Portos e Aeroportos). Apenas no primeiro semestre de 2025, R$ 5,6 bilhões foram aplicados em obras e melhorias nos aeroportos do país, incluindo pistas, equipamentos de segurança, acessibilidade e modernização dos terminais do Centro-Oeste.





