Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
O CA (Conselho de Administração) da Petrobras elegeu o economista Bruno Moretti para a presidência do colegiado em reunião na tarde desta quinta-feira (21). O encontro ocorreu de forma rápida e remota, para decidir o comando do conselho, que foi desocupado com a renúncia de Pietro Mendes.
Moretti é secretário da Casa Civil e já ocupava uma cadeira do governo no CA. Segundo fontes, ele ficará na função até a próxima AGO (Assembleia Geral Ordinária), no primeiro semestre de 2026, a menos que um encontro extraordinário de acionistas aconteça antes.
Homem de confiança do ministro Rui Costa, ele também teria contado com o apoio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Outros nomes chegaram a ser aventados para substituir Mendes à frente do CA, mas o de Moretti prevaleceu por ser um nome de continuidade – não seria preciso aprovar um novo nome junto à governança interna da empresa – e por ser conhecedor das pautas do governo junto à estatal, disseram pessoas com conhecimento do assunto.
O movimento também cumpre um acordo fechado em 2024 para que a posição de presidente do colegiado fosse para Moretti após a saída de Pietro, que também vai deixar a secretaria de Petróleo e Gás do MME (Ministério de Minas e Energia) para assumir a Diretoria 4 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), após obter aprovação do Senado Federal nesta semana.
Na prática, significa um avanço da Casa Civil na administração da Petrobras, embora a relação entre os representantes da União na empresa seja considerada “saudável”. O conselho da empresa volta a se reunir na próxima sexta-feira (29), já com pauta fechada por Moretti.
Agora, o governo deverá enviar um nome para a cadeira que ficou desocupada no conselho, o que deve permanecer sob indicação de Silveira. Nomes aventados no âmbito do MME são o de Tabita Loureiro (PPSA) ou Marcello Weydt (MME).
*Esta matéria foi atualizada em 22 de agosto para complementação com mais informações.








