da Agência iNFRA
O governo federal lançou a Tomada de Subsídios 1/2025, que busca identificar dificuldades à entrada de novas empresas na aviação civil. A consulta, conduzida pela SRE/MF (Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda), ficará aberta até 23 de outubro neste link.
Hoje, três empresas concentram 98% do mercado, sendo a Azul a última a ingressar de forma relevante, em 2009. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, há espaço para novas companhias, especialmente de baixo custo, diante do recorde previsto de passageiros em 2025 e da ampliação da infraestrutura aeroportuária.
Para a SRE, a variação cambial, custos operacionais elevados, dificuldades de financiamento, restrições na redistribuição de slots, judicialização excessiva e falta de infraestrutura regional são entraves à maior concorrência.
A consulta é estruturada em nove blocos temáticos e busca contribuições que ajudem a propor medidas para, além de atrair novos operadores, diversificar modelos de negócio, estimular a inovação e ampliar a conectividade, sobretudo em cidades médias e pequenas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.








