da Agência iNFRA
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) concluiu, em agosto, a aprovação dos novos planos de desenvolvimento de 139 campos produtores terrestres de petróleo e gás natural, originados na Rodada Zero. As prorrogações dos contratos, que se encerrariam em 2025, devem garantir quase R$ 17 bilhões em investimentos no setor.
Segundo a agência, os recursos serão destinados a aumentar o fator de recuperação dos campos e assegurar a continuidade sustentável da produção, com impacto direto na geração de empregos, na arrecadação e na segurança energética do país.
As operadoras deverão executar 2.115 novos poços produtores, além de 5.546 recompletações e 1.039 intervenções em poços já existentes. Com essas medidas, estima-se a adição de cerca de 600 milhões de barris de petróleo e 72 bilhões de metros cúbicos de gás natural à produção nacional.
Os planos aprovados também elevam os fatores de recuperação dos reservatórios, passando de 22,56% para 26,34% no caso do petróleo e de 40,06% para 65,33% no gás natural.
A ANP destacou que acompanhará a execução dos contratos para garantir que os investimentos sejam realizados de forma responsável e sustentável.








