Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA
O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) aprovou nesta quarta-feira (1°) resolução para que sejam atualizados os estudos de modelagem econômico-financeira para a conclusão da usina nuclear Angra 3. A decisão final sobre a retomada das obras só ocorrerá após a complementação dos estudos, que, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, devem ficar prontos até o fim do ano.
“Vou trabalhar para que [a decisão de Angra 3] esteja na próxima reunião do CNPE, que eu quero fazer, se não ainda neste mês, no mais tardar no mês que vem”, disse Silveira à imprensa após a reunião, na sede da pasta, em Brasília.
A atualização será necessária, segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), para adequar a modelagem ao acordo firmado entre a União e a Eletrobras, que prevê a saída da geradora privada do negócio. Deverão ser consideradas nos estudos as possibilidades de participação de um novo sócio privado e da conclusão do empreendimento com recursos exclusivamente públicos (ENBPar e União), além de um novo detalhamento do custo de abandono do projeto.
Os novos estudos ficarão sob responsabilidade da Eletronuclear e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).








