24/10/2025 | 16h11  •  Atualização: 24/10/2025 | 16h13

Portos públicos do Sul movimentaram 85,3 mi de toneladas até agosto

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

da Agência iNFRA

Os portos públicos da região Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — registraram crescimento de 7,9% na movimentação de cargas entre janeiro e agosto de 2025, totalizando 85,3 milhões de toneladas, segundo a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

O Porto de Paranaguá (PR) liderou, com 43,9 milhões de toneladas, seguido por Rio Grande (RS), 20,2 milhões; São Francisco do Sul (SC), 12,1 milhões; Imbituba (SC), 4,8 milhões; e Itajaí (SC), 2,5 milhões.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, atribuiu o desempenho à gestão eficiente e foco na competitividade. O destaque foi o aumento de 21% em contêineres e 15% em carga geral, reforçando a versatilidade dos portos para atender diferentes cadeias logísticas.

No comércio exterior, a navegação de longo curso cresceu 7,19%, impulsionando exportações, lideradas por soja e milho, e importações, incluindo fertilizantes.

O Ministério realizou o leilão de concessão do canal de acesso aquaviário do Porto de Paranaguá, o primeiro do tipo no Brasil, com investimento estimado em R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos. O projeto inclui dragagem e ampliação do calado de 13,5 m para 15,5 m, permitindo atracação de navios maiores e aumento da capacidade operacional.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!