da Agência iNFRA
Os portos públicos da região Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — registraram crescimento de 7,9% na movimentação de cargas entre janeiro e agosto de 2025, totalizando 85,3 milhões de toneladas, segundo a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
O Porto de Paranaguá (PR) liderou, com 43,9 milhões de toneladas, seguido por Rio Grande (RS), 20,2 milhões; São Francisco do Sul (SC), 12,1 milhões; Imbituba (SC), 4,8 milhões; e Itajaí (SC), 2,5 milhões.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, atribuiu o desempenho à gestão eficiente e foco na competitividade. O destaque foi o aumento de 21% em contêineres e 15% em carga geral, reforçando a versatilidade dos portos para atender diferentes cadeias logísticas.
No comércio exterior, a navegação de longo curso cresceu 7,19%, impulsionando exportações, lideradas por soja e milho, e importações, incluindo fertilizantes.
O Ministério realizou o leilão de concessão do canal de acesso aquaviário do Porto de Paranaguá, o primeiro do tipo no Brasil, com investimento estimado em R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos. O projeto inclui dragagem e ampliação do calado de 13,5 m para 15,5 m, permitindo atracação de navios maiores e aumento da capacidade operacional.








