Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, confirmou nesta quinta-feira (30) que o Campo de Búzios, na Bacia de Santos, ultrapassou a produção de 1 milhão de barris de petróleo por dia. Búzios ultrapassa, assim, o campo de Tupi, também na Bacia de Santos, que foi o ativo mais produtivo da estatal por anos. Magda fez o anúncio durante a OTC Brasil, no Rio de Janeiro
Esse desempenho de Búzios já tinha sido revelado na quarta-feira (29) pela diretora de Exploração e Produção da companhia, Sylvia Anjos, mas só fica oficialmente reconhecido pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível) se perdurar 24 horas, o que foi cumprido.
Esse volume produzido pelos seis sistemas ativos em Búzios vem sendo perseguido pela Petrobras nos últimos meses, e foi viabilizado, em boa medida, pelo aumento de 20% da capacidade prevista para o FPSO Almirante Tamandaré. Sozinho, esse navio-plataforma chegou a um pico de 282 mil bpd (barris de petróleo por dia) e deve ter média de produção de 270 mil bpd, bem acima dos 225 mil bpd de capacidade inicialmente previstos.
Búzios ainda vai receber outros seis sistemas, o que deve quase dobrar sua produção, se aproximando dos 2 milhões bpd, já disse Magda no primeiro dia de conferência.
Segundo Magda, quando as doze plataformas previstas para Búzios estiverem instaladas, nos próximos anos, a produção diária vai chegar perto dos 2 milhões bpd.








