por Agência iNFRA
O Sistema Cantareira, principal responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo, vai continuar operando em Faixa 4 – Restrição em novembro. Isso significa que há limites na quantidade de água que pode ser retirada para garantir que o reservatório não se esgote.
Atualmente, os reservatórios do sistema estão com 23,33% do volume útil, abaixo do limite de 30% que indica a faixa de restrição. O baixo nível se deve à falta de chuvas nos últimos meses. Para abastecer a cidade, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) poderá retirar até 23 m³/s (metros cúbicos por segundo) e ainda usar uma parte da água que vem do reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari, de 7,4 m³/s.
O Cantareira abastece cerca de metade da população da Grande São Paulo e é formado por cinco reservatórios interligados: Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro. As regras de operação seguem a Resolução Conjunta nº 925/2017, que define quanto de água pode ser usado em cada faixa de volume, ajudando a garantir segurança hídrica para a região.








