04/11/2025 | 13h30  •  Atualização: 05/11/2025 | 11h06

Governo cancela leilão do STS08 para atender a plano da Petrobras

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Marília Sena, da Agência iNFRA

O leilão do STS08, que seria destinado a movimentação, armazenagem e distribuição de granéis líquidos, com ênfase em combustíveis, foi cancelado pela Casa Civil e pelo MPor (Ministério de Portos e Aeroportos), informou o ministro Silvio Costa Filho. A opção do governo foi pelo adensamento das operações já existentes no Porto de Santos, especialmente na área STS08A, controlada pela Petrobras desde 2021, em alinhamento ao plano de investimentos da estatal.

A área do STS08A, também destinada a granéis líquidos, conta com contrato de 25 anos e investimento estimado em cerca de R$ 678 milhões. Com a decisão, o governo pretende concentrar os novos aportes na ampliação e otimização dessa estrutura já arrendada.

De acordo com Costa Filho, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro!”, desta terça-feira (4), a decisão foi tomada para atender à estatal, que deve apresentar, nos próximos dias, um plano de investimentos. “A nossa decisão foi suspender o STS08, o leilão. Essa é uma decisão do governo federal, uma decisão que partiu do presidente Lula e da própria Casa Civil, para que pudéssemos atender à Petrobras e facilitar o fortalecimento das operações de granéis líquidos no Porto de Santos”, disse.

Segundo o ministro, as operações devem começar já em 2026. A estimativa da APS (Autoridade Portuária de Santos) era de que o leilão ocorresse em novembro. Houve uma tentativa de certame do terminal em 2021, mas não houve interesse do mercado.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!