da Agência iNFRA
O CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) recomendou a elaboração de um plano de ação para promover novas reduções de vazão mínima das usinas hidrelétricas da bacia do Paraná, como Jupiá e Porto Primavera. Os cortes adicionais poderão ser feitos a partir de março, após o período de piracema, caso seja necessário em função das condições hidrológicas de fevereiro.
A recomendação foi feita nesta quarta-feira (14), em reunião colegiada, em que foram apresentados dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) que sinalizam um período chuvoso 2025/2026 abaixo do esperado.
Durante a reunião, segundo nota divulgada pelo MME (Ministério de Minas e Energia), foi reforçada a necessidade de acompanhar com atenção a evolução do período chuvoso, especialmente na bacia do Paraná, mantendo a estratégia de redução da inflexibilidade hidráulica, “com o intuito de recuperar os armazenamentos dos reservatórios de usinas hidrelétricas”.
De acordo com dados apresentados pelo ONS, o armazenamento no SIN (Sistema Interligado Nacional) fechou o mês passado em 45%. O comitê ressaltou, no entanto, que o sistema está preparado caso permaneça o cenário de poucas chuvas nas principais bacias.
Belo Monte
O ONS apontou na reunião que é fundamental a manutenção das atuais condições de operação e da contribuição eletroenergética da usina Belo Monte para o sistema. O operador destacou que conta em seu planejamento com a disponibilidade de geração da hidrelétrica considerando o hidrograma vigente para o trecho de vazão reduzida da usina.
O tema está em debate na esfera judicial e também no Ibama, com possibilidade de adoção de um hidrograma ainda mais restritivo para a geração que o atual. Durante o CMSE, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou que o tema vem sendo acompanhado pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) e que tem destacado a importância da usina para a garantia da segurança energética do país.








