19/01/2026 | 10h09  •  Atualização: 20/01/2026 | 17h29

Morre ex-ministro e presidente do Ibram, Raul Jungmann

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Da Agência iNFRA

Morreu neste domingo (18), em Brasília, aos 73 anos, Raul Jungmann, diretor-presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração). À frente da entidade desde 2022, ele vinha enfrentando um longo tratamento contra câncer.

Com trajetória profissional construída na política, Jungmann ocupou cargos de destaque em sua vida pública. Foi deputado federal por três mandatos, ministro do Desenvolvimento Agrário, de Política Fundiária, da Defesa e da Segurança Pública e presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

“Jungmann será lembrado por sua competência, visão estratégica, capacidade de articulação e pelo legado de diálogo e ética que deixa não apenas na mineração, mas em toda a vida pública brasileira”, destacou o Ibram, em nota oficial.

O instituto ressaltou também que Jungmann vinha “liderando uma importante agenda de transformação do setor mineral, pautada pelos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e pela defesa de uma mineração mais responsável e alinhada aos desafios do século XXI”. Sob sua gestão, a entidade ainda teria “fortalecido o protagonismo institucional e seu compromisso com a legalidade, a sustentabilidade, a inovação e o papel estratégico dos minerais na transição energética global”.

Para a presidente do Conselho Diretor do Ibram, Ana Sanches, Jungmann “foi um homem público de estatura singular, defensor firme da democracia e profundamente comprometido com o Brasil e com o interesse público”, destacou a nota. Ela, que é CEO da mineradora Anglo American Brasil, considera que o então diretor-presidente “conduziu a entidade por um período decisivo”, “beneficiando todo o setor mineral, período este marcado pelo diálogo, pela visão estratégica e pela integridade”.

O Ibram informou que o velório ocorrerá em cerimônia reservada a familiares e amigos próximos.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!