da Agência iNFRA
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou, na quinta-feira (5), a primeira Revisão Ordinária e o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio da concessão da EPR Via Mineira, em Minas Gerais. Os novos valores estão em vigor desde a última sexta-feira (6).
Com o reajuste, a tarifa da categoria 1 de veículos passa de R$ 12,70 para R$ 13,60 nas praças de pedágio de Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena. O percentual aplicado reflete, principalmente, a variação acumulada do IPCA no período, índice oficial de inflação do país.
Outros componentes contratuais foram avaliados e mantidos em 0% após análise técnica, além da aplicação de ajustes específicos, como o fator de custo de manutenção e a tarifa de fluxo de caixa marginal, sempre dentro dos parâmetros regulatórios.
Segundo a ANTT, a decisão publicada no Diário Oficial da União é um instrumento previsto no modelo de concessão para garantir a continuidade dos investimentos, a prestação adequada dos serviços e a manutenção dos padrões de qualidade e segurança exigidos nas rodovias concedidas.





