Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
O presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), Pablo Cesário, afirmou nesta quinta-feira (28) que o Brasil, após preparar o ambiente regulatório e de negócio para investimentos em minerais críticos, precisa estruturar o seu mercado de capitais e financeiro para apoiar as mineradoras.
“É, absolutamente, uma vergonha que nós, como brasileiros, com o nosso mercado de capital, termos mais empresas brasileiras listadas na bolsa do Canadá e da Austrália do que aqui”, afirmou o presidente da entidade, em audiência pública da CI (Comissão de Infraestrutura) do Senado.
Para Cesário, ter que recorrer ao financiamento no exterior significa “menos investimento e, principalmente, menos autonomia de decisão”. Segundo o executivo, o país conta com capital circulando em sua economia para começar a prover o financiamento local.
“É inaceitável que a gente não consiga construir, canalizar a poupança dos brasileiros com nossos fundos de pensão, com nossos fundos privados, com toda a estrutura que temos no Brasil para investimentos, que são sim de alto risco, são intensivos em capital, mas também são rentáveis”, destacou o presidente do Ibram.






