da Agência iNFRA
A Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) elegeu a nova composição do conselho de administração para o biênio 2026-2028. O executivo Rafael Lamastra Jr foi escolhido presidente do colegiado.
A nova formação foi aprovada em assembleia realizada nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro. O mandato do conselho de administração vai de 1º de março de 2026 a 28 de fevereiro de 2028. Já o Conselho Fiscal terá mandato até fevereiro de 2029.
Segundo Lamastra Jr., a agenda estratégica da entidade terá três eixos principais: fortalecimento da defesa das distribuidoras, ampliação da oferta de gás e diversificação da agenda do setor. Entre as prioridades estão a segurança jurídica e o respeito aos contratos de concessão, com diálogo técnico junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
O novo presidente também destacou o apoio a iniciativas como o Gas Release para ampliar a oferta de molécula e aumentar a competitividade da indústria, além do posicionamento do gás como insumo estratégico na transição energética, na descarbonização e na expansão do biometano.
Conselho de Administração da Abegás 2026-2028
Presidente
Rafael Lamastra Jr, conselheiro da Compagas
I – Região Norte
José Garcez – Gás do Pará
II – Região Nordeste
Luiz Gavazza – Bahiagás
Marina Melo – Potigás
III – Região Centro-Oeste
Aécio Rodrigues – MTGÁS
IV – Região Sudeste
José Eduardo Moreira – Necta
Carlos Colón – Gasmig
V – Região Sul
Renato Fontalva – Sulgás
VI – Investidores Associados
Adriano Zerbini – Compass
Rafael Gomes – Mitsui Gás
Paulo Homem – Norgás
Conselho Fiscal
Membros Titulares:
Bruno Monteiro Costa – Copergás (Presidente)
Daniela Infante Borges – Gasmig
Josias Sabino – Commit
Membros Suplentes:
Mardônio Barbosa da Silva – Cegás
André Gustavo Lins Macedo – Gás do Pará
Bruno do Prado Castilho – Mitsui Gás





