Lais Carregosa, da Agência iNFRA
A diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a criação de escritórios regionais de fiscalização em São Paulo e em Manaus, para coordenar as atividades nas regiões Sudeste e Norte. Também foram iniciados estudos para criar mais duas gerências regionais no Nordeste e no Sul. As informações são do diretor-geral da reguladora, Sandoval Feitosa, em reunião extraordinária nesta quinta-feira (18).
De acordo com Sandoval, a agência também vai encaminhar de forma temporária funcionários especializados em fiscalização para atuar em São Paulo. A portaria foi assinada nesta quinta-feira. O diretor-geral ainda informou que está em discussão “ampliar as ações da agência na forma de um comitê interno”. “Até a criação desse comitê, as ações continuarão sendo coordenadas e centralizadas na área de fiscalização dos serviços de eletricidade”, disse.
Ao abrir a reunião, Sandoval comentou os recentes episódios de interrupção do fornecimento de energia em São Paulo. Ele lembrou do histórico de fiscalizações e multas já aplicadas pela reguladora à distribuidora e que a ANEEL já previa monitorar o desempenho da Enel neste período chuvoso para concluir o processo que pode levar à caducidade da concessão.





