Associação lança programa de bolsas de estudo no setor aéreo para mulheres

da Agência iNFRA

O baixo número de mulheres no setor de aviação levou a ALTA (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo) a lançar na última sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Programa de Bolsas de Estudo “Girls with Goals”.

A iniciativa pretende promover o desenvolvimento de mulheres no setor de manutenção aeronáutica na América Latina, facilitando o acesso das mulheres a programas educacionais, com orientação e certificações necessárias para iniciar uma carreira profissional.

Nesta fase inicial, o “Girls with Goals” concederá bolsas de estudo a mulheres que estejam cursando o programa de Técnico de Manutenção Aeronáutica no Instituto de Formação Aeronáutica (IFA) da Costa Rica, uma organização de alto nível acadêmico membro do Centro Educacional da ALTA.

Os números, que mostram a pouca inserção de mulheres no setor, foram um incentivo para o projeto. De acordo com uma pesquisa da IAWA (International Aviation Womens Association) e da Oliver Wyman, “Takeoff to Leadership: Advancing Women in Aviation”, de 450 executivos seniores do setor de aviação, apenas 3% dos CEOs das 100 maiores companhias aéreas do mundo são mulheres.

Já a última pesquisa global da OACI (Organização Internacional da Aviação Civil) sobre a situação profissional da aviação por gênero revela que a participação de mulheres que trabalham como pilotos, controladores de tráfego aéreo e técnicos de manutenção aumentou menos de 1%, passando de 4,5% em 2016 para 4,9% em 2021.

É necessário formar 41 mil novos técnicos

Um estudo da Boeing revela que a América Latina e o Caribe precisarão de 41.000 novos técnicos aeronáuticos nos próximos 20 anos. Este número representa um desafio em termos de educação e atração de talentos para o setor de aviação na região.

Para José Ricardo Botelho, diretor executivo e CEO da ALTA, “os números apresentados pela OACI são animadores, mas a participação das mulheres ainda é baixa e pode crescer em um ritmo mais acelerado”.

Asas para todos

No Brasil, o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou o lançamento do programa um conjunto de iniciativas para ampliar e melhorar a mão de obra para a aviação civil, visando o processo de universalização do atendimento do setor.

Chamado de Asas Para Todos, o programa tem como uma das diretrizes a formação de novos pilotos em regiões fora dos grandes centros e também para a população feminina, segundo antecipou a Agência iNFRA.

Vinte bolsas para a formação de pilotos com a Universidade do Semiárido serão anunciadas imediatamente. Outras 40 bolsas no Pronatec serão ofertadas para a formação de mecânicos de aviação.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos