21/10/2025 | 17h25

Aviação civil bate recorde de passageiros no terceiro trimestre de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

da Agência iNFRA

A aviação civil brasileira registrou recorde de movimentação entre julho e setembro de 2025, com 33,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 8,5% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados, divulgados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), mostram que o setor mantém 54 meses consecutivos de crescimento e segue acima dos níveis pré-pandemia, que apontavam 30,3 milhões em 2019.

O desempenho positivo se refletiu tanto no mercado doméstico, com 8,5 milhões de passageiros em setembro (+7,7%), quanto no internacional, com 2,3 milhões (+11,2%). A demanda e a oferta, medidas em passageiros-quilômetro e assentos-quilômetro, também registraram recordes, enquanto o transporte de cargas apresentou retração de 3,6% no doméstico e 6,3% no internacional. 

O aumento de fluxo foi registrado em todo o país, com destaque para São Paulo, cujos aeroportos de Guarulhos e Congonhas movimentaram juntos 18,4 milhões de passageiros no trimestre. Outros hubs como Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre também apresentaram crescimento. Até setembro, 95,5 milhões de passageiros foram transportados no Brasil, e, se mantiver o ritmo, o país deve encerrar 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros, consolidando um novo recorde anual.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!