da Agência iNFRA
Os aeroportos da região Sul registraram um recorde histórico de movimentação de passageiros nos nove primeiros meses de 2025, superando pela primeira vez o nível pré-pandemia.
Entre janeiro e setembro, 19,5 milhões de pessoas passaram pelos terminais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
O número é o maior da série histórica dos últimos 25 anos e supera em cerca de 500 mil passageiros o recorde anterior, registrado em 2019.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o resultado demonstra a força e resiliência do setor aéreo. “Superar a marca pré-pandemia é um feito notável. Mostra a confiança dos passageiros e o sucesso das políticas de fortalecimento da infraestrutura aeroportuária”, afirmou.
A recuperação vem após anos marcados pela pandemia e pela tragédia climática no Rio Grande do Sul em 2024, que deixou o Aeroporto Salgado Filho fechado por mais de cinco meses.
O período também teve crescimento da aviação internacional, com 1,3 milhão de passageiros em voos de ou para o Sul. Os principais destinos foram Chile (40,8%) e Argentina (35,4%).








