30/07/2026 | 20h27

BNDES aprova R$ 8 bi para capital de giro de aéreas

Foto: Infraero

da Agência iNFRA

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou a possibilidade de acesso a R$ 8 bilhões do Fnac (Fundo Nacional de Aviação Civil) para quatro companhias aéreas que operam voos domésticos no Brasil: Azul, Abaeté, Gol e Latam. Os recursos poderão ser utilizados até dezembro de 2026 para reforçar o capital de giro das empresas afetadas pela alta dos custos do combustível de aviação.

A linha foi criada para apoiar a sustentabilidade financeira das companhias e evitar impactos sobre a oferta de transporte aéreo. Segundo o BNDES, o custo do combustível de aviação quase dobrou entre abril e maio deste ano, em meio à escalada do conflito no Oriente Médio.

Os financiamentos terão juros fixos de 4% ao ano, definidos pelo Comitê Gestor do Fnac, e prazo de até 60 meses. O objetivo é dar liquidez às empresas para manter operações, empregos e rotas domésticas diante do aumento dos custos.

O uso do Fnac para financiar companhias aéreas foi autorizado em 2024, enquanto uma medida provisória publicada em abril de 2026 estabeleceu as regras para empréstimos destinados a capital de giro. A medida busca mitigar os efeitos de choques recentes sobre os custos operacionais do setor, especialmente relacionados ao preço dos combustíveis.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!