Boatos sobre a operação do sistema elétrico circulam no Whatsapp e levam o ONS a se manifestar

da Agência iNFRA

No feriado da Semana Santa circulou no aplicativo de Whatsapp de agentes do setor elétrico mensagens relatando problemas em relação ao trabalho do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) na garantia da segurança cibernética do sistema.
 
Ninguém sabia dizer qual a origem do texto, e se o seu teor era verdadeiro. Outras versões também circularam. Em suma, as mensagens diziam, em tom jocoso, que ONS havia perdido a supervisão das usinas da região Sudeste do país, além de Itaipu.

Havia uma confusão inicial sobre a data da ocorrência, mas outros textos disseram, mais tarde, que teria sido a partir das 17 horas da última quinta-feira (28), véspera do feriado da sexta-feira da Paixão de Cristo.
 
“Às 21 horas houve a perda completa da supervisão, o sistema operou sem coordenação a partir desse horário [no dia 28, quinta]. O ONS teve que chamar o Cepel e a empresa de segurança cibernética (…)”, dizia parte de uma das mensagens.

Teve texto com tom político, e até citando possíveis culpados nominalmente. “A atual diretoria, que tenta ser reconduzida agora em abril, além do blackout causado em agosto do ano passado, ontem perdeu a supervisão e o controle das usinas e da carga da região sudeste do país”, dizia outra versão.

Nota oficial
Diante dos rumores, no sábado (30), o operador divulgou uma nota à imprensa se manifestando sobre a questão: “A respeito de informações que circulam em mensagens de WhatsApp e que levam à desinformação, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) esclarece:”, iniciava a nota.

Segundo o ONS, realmente houve um problema de TI, mas sem maiores complicações. “No dia 28 de março, às 15h, ocorreu uma falha de comunicação em um dos sistemas do Operador, levando à indisponibilidade parcial de dados de supervisão para o Centro Sudeste, do Sistema Interligado Nacional (SIN). Os procedimentos e sistemas de contingência foram acionados e já estavam em funcionamento perfeito as 01:33 do dia 29/03, sem qualquer impacto no suprimento de energia para a sociedade. O retorno completo do sistema principal se deu às 17h08, do dia 29/03”, informou.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos