04/08/2025 | 14h05  •  Atualização: 05/08/2025 | 13h17

BP faz descoberta no pré-sal da Bacia de Santos: ‘maior em 25 anos’

Foto: Divulgação/BP

Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA

A petroleira britânica BP descobriu petróleo no bloco Bumerangue, da Bacia de Santos, a 404 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Em nota, o vice-presidente executivo de Produção e Operações, Gordon Birrell, disse se tratar da maior descoberta da companhia em 25 anos.

“Estamos entusiasmados em anunciar esta descoberta significativa em Bumerangue, a maior da BP em 25 anos. O Brasil é um país importante para a BP, e nossa ambição é explorar o potencial de estabelecer um hub de produção significativo e vantajoso no país”, escreveu o executivo.

Trata-se da décima descoberta da empresa no ano. No Brasil, além de Bumerangue, já foi encontrado óleo no bloco Alto de Cabo Frio Central, ao sul da Bacia de Santos, onde a empresa tem 50% do bloco assim como a operadora Petrobras. Em 2026, a BP planeja para o país um poço de exploração no bloco Tupinambá, da Bacia de Santos.

Bloco da descoberta do momento, Bumerangue foi arrematado unicamente pela BP em 2022, no primeiro ciclo da oferta permanente de partilha (modelo previsto para o polígono do pré-sal). Na ocasião, a empresa ofereceu à União um porcentual de 5,9% do “óleo-lucro” ou excedente em óleo da produção do campo, pouco maior que o mínimo exigido em edital, de 5,66%. Por isso, em comunicado, a empresa diz que a aquisição se deu em “termos comerciais muito favoráveis”.

Além da parcela da produção futura de Bumerangue, a BP pagou à União um bônus de apenas R$ 8,8 milhões no momento da assinatura do contrato.

Características
O poço exploratório pioneiro foi o 1-BP-13-SPS, perfurado a 2,37 quilômetros de coluna d’água e profundidade total de 5,85 quilômetros.

“O poço atingiu o reservatório à aproximadamente 500 metros abaixo do topo da estrutura e atravessou uma coluna de hidrocarbonetos estimada em 500 metros, em um reservatório de carbonato pré-sal de alta qualidade, com uma extensão de área superior a 300 km²”, detalha a empresa.

Os primeiros resultados de análise na sonda indicam níveis elevados de CO2 e, agora, a empresa vai fazer análises laboratoriais para caracterizar melhor o reservatório.

Bumerangue tem área total de 1,1 mil quilômetros quadrados e, segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) disse em avaliação prévia para o leilão, um “elevado potencial” para descobertas.

‘Ano excepcional’
Bumerangue é a décima descoberta da BP só em 2025. Já foram anunciadas descobertas de exploração de petróleo e gás em Beryl e Frangipani, em Trinidade; Fayoum 5 e El King, no Egito; Far South no Golfo da América; Hasheem na Líbia; Alto de Cabo Frio Central no Brasil; além de descobertas na Namíbia e Angola por meio da Azule Energy, joint venture com a Eni, em que tem 50% de participação.

“Este [achado em Bumerangue] é mais um sucesso em um ano que tem sido excepcional para nossa equipe de exploração, reforçando nosso compromisso com o crescimento de nossas atividades de upstream”, afirma Birrell na nota.

A BP é uma das petroleiras que encabeçaram o recuo na estratégia de transição energética via fontes renováveis, voltando a dar maior enfoque na produção de óleo e gás. A petroleira planeja aumentar sua produção global de óleo e gás para algo entre 2,3 e 2,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia até 2030, e ampliar essa produção até 2035.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!