03/10/2025 | 19h36

Brasil implementará padrão internacional que ampliará oferta de voos

Foto: Divulgação/MPor

da Agência iNFRA

O Brasil vai adotar até o fim de 2026 o sistema PBCS (Performance-Based Communication and Surveillance), que permitirá maior segurança, eficiência e capacidade no gerenciamento do tráfego aéreo sobre o oceano Atlântico. A iniciativa é conduzida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo em alinhamento com a Organização da Aviação Civil Internacional.

O PBCS estabelece padrões de desempenho para a comunicação entre pilotos e controladores e para o rastreamento das aeronaves em áreas oceânicas, onde não há cobertura de radares ou rádios convencionais. Com a tecnologia, será possível reduzir pela metade as atuais separações mínimas entre aviões, abrindo espaço para mais voos e rotas mais diretas entre a América do Sul, a Europa e a África.

Segundo o Decea, o sistema exige que a comunicação digital entre piloto e controlador seja entregue em até quatro minutos e que os dados de posição cheguem em até três minutos, ambos com confiabilidade superior a 99%. Além disso, ferramentas como o ADS-C permitirão que as aeronaves enviem automaticamente sua posição e rota prevista, mesmo em áreas sem radar.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!